Nesse mês de fevereiro, a São Gabriel Saneamento está engajada em duas campanhas de nível nacional. O fevereiro roxo, que visa a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, e o fevereiro laranja, relativo à Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer. Acompanhe:
FEVEREIRO ROXO
Lúpus: É uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode levar a óbito.
Fibromialgia: Ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete de 2% a 3% da população mundial e é mais frequente em mulheres.
Alzheimer: Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais
FEVEREIRO LARANJA
A leucemia é um conjunto de câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue, comprometendo o sistema de defesa do organismo. A doença pode ser classificada de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos.
Leucemia aguda: Quando as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva. Leucemias agudas são as mais comuns em crianças.
Leucemia crônica: Quando a transformação maligna ocorre em células-tronco mais maduras. Nesse caso, a doença costuma evoluir mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer. Leucemias crônicas são raras em crianças.
Quanto aos glóbulos brancos afetados, a leucemia pode ser linfóide, linfocítica ou linfoblástica, que afeta as células linfóides e é mais frequente em crianças.
Outro tipo é a leucemia mieloide ou mieloblástica, que afeta as células mieloides e é mais comum em adultos.
A São Gabriel Saneamento destaca a importância da doação de medula óssea, eis que a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Procure orientação em uma Unidade de Saúde.